O Conto do Quadro Branco

Os japoneses adoram um quadro branco e como nao podia deixar de ser, temos um quadro branco em cada sala de reunioes. Hoje tivemos reuniao do time e este post eh sobre algo bem estranho que aconteceu na reuniao.

Temos uma pessoa do time responsavel pela escrita no quadro, a famosa ATA de reuniao. Geralmente o mais novo do time tem essa incumbencia, mas como eu nao “sei escrever” ainda, o escriba anterior nao conseguiu se aposentar.

Bom, encurtando a historia, hoje foi dia de folga do escriba e, como um pessoal novo entrou no time, alguem mais novo na empresa que eu pegou a tarefa.

A reuniao vai rolando… e depois de algum tempo eu me dei conta de algumas coisas. O pessoal tirava sarro do novo escriba o tempo todo. Bah… no comeco tava engracado, eu tenho que adimitir, mas ver aquilo me deu um pouco de raiva e logo fiquei serio.

A pressao a que os japoneses, mesmos novos na empresa, sao submetidos eh impressionante. Eu, por ser estrangeiro, nao estou nem ai. Se alguem ri da minha cara porque falei algo errado, eu rio tambem, se alguem fala alto comigo no meio da sala eu falo alto tambem. E era isso.

Mas naquela hora nao era eu, era um japones, que foi criado com uma mentalidade diferente da minha e por isso, ele sim se importa.

No final da reuniao, o quadro estava uma zona. Fizeram o cara passar tudo a limpo… em outro quadro branco. TUDO de novo!!!

Trabalhar no Japao eh dureza. Tem que ter a cabeca boa pra manter um estado de espirito equilibrado.

Espero que eu nao fique louco por aqui.

OBS.: nao me xinguem pela acentuacao. O teclado da empresa eh soh japones!!!!

About Anderson Passos

Anderson teaches ICT and career related courses and is always searching for new ways of using technology in the classroom (for good or bad). His research interests include CRS, CALL and signal processing, among others.
This entry was posted in This is Japan, Work and tagged , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to O Conto do Quadro Branco

  1. Megumi says:

    o conto do quadro banco é otima!!!!!kkkk
    nao quero ver meu amiguinho louco por ai…se cuide querido!
    bjos

  2. kazu says:

    oq eh escriba?
    escreve em romaji
    hahahahahahahah

  3. Sicha says:

    Isso ae Son, manda todo mundo se fofer e era isso!

  4. Pingback: O Conto da Vaquinha « Anderson Passos’ Weblog

Comments are closed.